Loading...

Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de julho de 2012

GALILEU GALILEI

Galileu: um dos maiores astrônomos da história
Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. 
Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. 
Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo. 
A partir de 1610 fez observações da Via Láctea que o levaram a adoptar o sistema de Copérnico. As suas primeiras descobertas foram publicadas nesse ano de 1610, no “Sidereus Nuncius”, manuscrito que causou sensação pela Europa inteira. 
Em 1612 publica o “Discurso sobre as Coisas que estão sobre a Água” e “História e Demonstrações sobre as Manchas Solares.” As suas descobertas tiraram a importância do Homem como centro do Universo, maculando a perfeição dos céus.
Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. 
Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos. 
Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade. 
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. 
Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

As ideias de Galileu Galilei levaram a experiências para testar teorias científicas com o auxílio dos cálculos matemáticos no estudo dos resultados. Sua maior contribuição à ciência está no estabelecimento das bases do pensamento científico moderno, o método experimental, ressuscitado dos tempos do velho Arquimedes.
 É por isso que Galileu Galilei ainda hoje é considerado por muitos como o "pai" da Física Moderna.

Das suas realizações, salientamos:
· Contestou, pela primeira vez, as ideias de Aristóteles;
· Enunciou a lei do (isocronismo das pequenas oscilações do) pêndulo , quando era professor na Universidade de Pisa, estudou o movimento do pêndulo tendo determinado que o seu período não depende da massa, mas apenas do comprimento do fio. 
Foi o primeiro a pensar que este fenómeno permitiria fazer relógios muito mais precisos e chegou mesmo, já no final da sua vida, a trabalhar no mecanismo de escapo, que mais tarde originaria o relógio de pêndulo;
· Enunciou a lei da (aceleração uniforme da) queda dos corpos , diz que dois corpos caem à mesma velocidade, mesmo que tenham massas diferentes.
· Enunciou o princípio da Inércia
· Abriu o caminho ao progresso científico.
Galileu Galilei inventou:
. A Luneta Astronómica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, planetas ainda não conhecidos. O aperfeiçoamento que introduziu ao telescópio inventado por Lippershey, um novo processo de polimento das lentes que permitia curvaturas corretas, possibilitou obter ampliações de 20 vezes, o que facilitava a ampliação sem grandes manchas ou distorções. As características da sua luneta permitiram-lhe ser a primeira pessoa a utilizar o telescópio para estudar os céus, em especial o céu nocturno tendo feito inúmeras descobertas sobre planetas e sobre estrelas, destacando-se os quatro principais satélites de Júpiter: Lo, Europa, Ganimedes e Calisto.
. A  balança hidrostática - um objeto imerso num líquido, por exemplo a água, pesa menos que no ar. A diferença de pesos é igual ao peso do volume de água deslocado, isto é, ocupado pelo objecto. A balança podia identificar os metais pelo seu peso e calcular as proporções em misturas de metais. Esta descoberta foi particularmente apreciada, porque os ourives tentavam por vezes enganar os clientes, misturando metais caros com metais de reduzido valor.
. O termoscópio - O termoscópio inventado por Galileu, enquanto professor em Pádua, era utilizado para medir a temperatura e a pressão atmosférica.
. O  compasso proporcional – permitia calcular todo o tipo de somas, raízes quadradas, cambio de moeda, determinava volumes e a densidade de objectos.
Ficaram célebres as seguintes frases de Galileu Galilei:
"A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo."
"Meça o que é mensurável e torne mensurável o que não é."
"Todas as verdades são fáceis de entender, uma vez descobertas. O caso é descobri-las".

Por tudo quanto fica expresso, esperando que não considerem pretensiosa a adopção do nome simbólico de Galileu por parte deste aprendiz. Esta escolha foi feita exactamente pelo exemplo que tão ilustre cientista representa para nós. O pragmatismo do seu pensamento, a utilização do método experimental para comprovar as suas teorias, a sua persistência e empenho na busca da explicação para os fenómenos físicos que observava com especial perspicácia, o seu gosto pela matemática e pela astronomia, complementados pela música que desde sempre acompanhou a sua vida, fazem de Galileu Galilei uma figura de referência para o nosso desenvolvimento pessoal, na busca do saber e do conhecimento.
Tendo sido Galileu, antes de mais, o astrónomo que primeiro analisou as estrelas, os planetas e os seus satélites, que melhor referência poderíamos nós arranjar para a nossa caminhada na loja maçónica, onde desde os antigos tempos os candidatos prestam juramento de fidelidade e de descrição, tomando por testemunhas exactamente o Sol, a Lua e os astros. A física e a matemática, em cujo estudo e desenvolvimento Galileu tanto se empenhou foram algumas das ciências que os antigos candidatos da Maçonaria tiveram que estudar, mas a maior coincidência entre os princípios da Maçonaria e as posições de Galileu estão expressas nas perseguições que a inquisição fez a ambos. A vida deste cientista ficou marcada pelo desejo de justiça, da verdade e da honra de que o privaram mas também pelo progresso para que ele contribuiu com o desenvolvimento que trouxe à ciência, correspondendo assim, por inteiro, ao lema da Maçonaria.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.