Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CÓDIGO MORSE

Samuel Morse foi um Físico e pintor norte-americano, de nome completo Samuel Tinley Breese Morse, nascido a 27 de abril de 1791 efalecido a 2 de abril de 1872. 
Concebeu o primeiro sistema de telégrafo elétrico e inventou o código que tem o seunome,
 código de Morse, para enviar mensagens por telégrafo. 
Nasceu em Charlestown, Massachusetts. 
Cursou naUniversidade de Yale e, mais tarde, interessou-se pelo estudo de física e de química, embora a pintura o tenha atraídodesde a adolescência.
Em 1835, construiu um aparelho que designou "Recording Electric Telegraph" com o qual transmitiu 
sinais 
a um quilómetro de distância, mas não os recebia pela mesma linha, efeito que só conseguiu dois anosdepois. 
 em 1843, conseguiu um subsídio para construir a primeira linha telegráfica. 
Pelas suas descobertas, foipremiado com numerosas distinções provenientes da maior parte do Mundo.
Primeira mensagem do telégrafo, enviado por Morse
É interessante observar que a história da invenção do telégrafo se deu em diversos momentos, em locais distintos, com personagens diferentes. Dois deles, porém, obtiveram maior êxito do que os demais. 
O primeiro deles foi o francês Claude Chappe, o inventor do primeiro telégrafo não-elétrico criado em 1791. 
Forçado a viver longe dos grandes centros, o inventor se viu totalmente carente de informações sobre o que acontecia na Capital e decidiu procurar uma maneira de obter informações com uma velocidade maior do que as cartas poderiam lhe enviar. 
Criou um método em as informações eram inseridas em placas instaladas em diversos postes e que poderiam ser vistas até certa distância, aonde o operador mais próximo ia propagando a informação, conforme a placa anterior informasse. 
Ávido por informações, Chappe conseguiu instalara sua primeira linha de telégrafos em 1793, entre as cidades de Menilmontant e Saint-Martin-du-Tertre, dois municípios com mais de 26 km de distância.
Novamente, percebe-se que a necessidade de ultrapassar as barreiras da comunicação leva o homem a descobrir novas formas de comunicação entre as sociedades. Infelizmente, a invenção de Chappe era extremamente frágil e não resistia ao tempo. 
Outra vez o homem se vê obrigado a procurar novamente meios de se comunicar de forma mais eficiente e igualmente rápida.
Diversos anos e inventores depois, a telegrafia elétrica como a conhecemos começa a surgir.
 Após anos de estudos e pesquisas, Samuel Fineley Breese Morse finalmente cria seu primeiro protótipo do telégrafo em 1837. 
Morse levou mais 6 anos para conseguir um código de sinais realmente funcionais, o código Morse, e recursos financeiros para que a primeira linha de telégrafos fosse terminada. 
Somente em 1844 surgiu a primeira linha de telégrafos que ligava Baltimore a Washington DC.
 Em seguida a invenção do telégrafo elétrico de Morse, surgiram diversas variáveis dessa tecnologia cujo objetivo era atender ao sempre crescente fluxo de informações das quais o homem estava ávido a conhecer.
A velocidade dos acontecimentos e o constante fluxo de informação continuava a exigir dos homens meios mais rápidos para propagá-la. 
O telégrafo, apesar de ser a grande descoberta em sua época, não acompanhava mais a velocidade das informações. 
Era necessário algo mais instantâneo e eficaz. 
Então surgiram diversas tecnologias variáveis, como a máquina Multiplex, que possibilitava o envio instantaneo de 8 mensagens por um único fio; a máquina Varloplex permitiu que um único fio  transportasse 72 transmissões ao mesmo tempo (36 em cada sentido); e finalmente o TELEX, que permitia aos assinantes do telex discar diretamente entre si. Toda a comunicação rápida a longa distância dependia do telégrafo.
Considerando a população da época, e somando o tempo entre a descoberta e a criação dos telégrafos, pode-se dizer que o telégrafo levou cerca de 36 anos para atingir 1 milhão de pessoas em todo o mundo.


TELÉGRAFOS

CÓDIGO MORSE
FONTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.