Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

terça-feira, 24 de abril de 2012

ENERGIA TÉRMICA

A energia pode ser definida como uma forma ou capacidade de realização de trabalho, sendo que a energias não se cria nem se destrói, pode somente ser transformada em outras formas de energia.
 A energia esta muito presente na rotina de nosso dia a dia, desde o momento em que saímos da cama para preparar o café da manhã, quando usamos cafeteira, jarra elétrica, torradeira, etc., até o momento em que nos recolhemos para dormir, quando a última coisa que fazemos é apagar a luz, isso sem falar em banho, secador de cabelo, chapinha, etc. 
A energia também se apresenta em nosso dia a dia por meio de fenômenos naturais, meios de transporte, equipamentos, dentre outras coisas.

Formas de Energia

São muitas as formas de energia existentes, mas a energia elétrica é a mais usual, pois a eficiência e viabilidade de seu transporte fazem com que a demanda cresça a cada dia que passa, sendo assim é que haja uma necessidade maior de maneiras de explorar outras fontes para que se obtenha mais energia.
Na energia térmica existe um movimento contínuo das moléculas que a constituem, este movimento recebe o nome de agitação térmica. A energia cinética se associa a este movimento e se denomina de energia térmica. Por exemplo, ao colocarmos água na presença de uma chama gerada por um bico de gás será gerado um movimento mais intenso das suas moléculas, em consequência disto a energia térmica aumenta. A água, se colocada na presença do gelo, vai gerar uma redução no movimento molecular e por consequência a energia térmica irá ser diminuída. 
Em ambos os exemplos existe a presença de corpos quentes, no caso do bico de gás, e de corpos frios, no caso do gelo. Podemos perceber que a utilização de termos como frio e quente esta sendo introduzida uma subjetiva noção de temperatura com base em sensações que são apreendidas por meio do tato.
 Desta forma é correto afirmar que corpos quentes estão em temperaturas mais elevadas do que corpos frios.
Obtém-se a energia térmica por meio de três formas, pelo menos. 
Queima de materiais ou combustão que é a transformação da energia química para a energia térmica. Atrito, que é a transformação da energia mecânica para a energia térmica.
 Resistência elétrica que é a transformação da energia elétrica para a energia térmica, utilizada diariamente para o nosso banho no momento em que a resistência do chuveiro aquece a água.
Gerador
FONTE:

Um comentário:

  1. eu ja vi isso tudo em outro site.... seu site é ótimo mas não consegui achar o que procuro mas mesmo issim parabéns!

    ResponderExcluir

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.