Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

FÍSICA-PÊNDULO DE NEWTON (MECÂNICA)


Demonstrações de conservação do momento linear e energia cinética!
Você já deve ter visto um experimento usando o Pêndulo de Newton, onde apenas uma bolinha “bate e volta”. Porém, existem muitas atividades diferentes que podem ser feitas utilizando o mesmo pêndulo.
Neste experimento vamos mostrar algumas sugestões de brincadeiras com o pêndulo.
No experimento tradicional deixamos apenas uma bolinha se chocar, com choques centrais resultando em movimento em uma unica dimensão. Com isso, observamos que a energia, inicialmente potencial, faz com que a bolinha se movimente, transformando energia potencial em cinética. Essa mudança na forma de energia ocorre repetidas vezes já que as bolinhas estão presas por uma cordinha.
A quantidade de movimento se conserva e sendo o sistema ideal, ou seja, sem perdas de energia provocadas pelo atrito e outras forças não conservativas, podemos considerar que a energia mecânica também se conserva. Isso explica o movimento das bolinhas. Por exemplo, quando levantamos apenas uma bolinha e a soltamos, a sua energia e momento linear são transferidos integralmente para a última bolinha que obtém a mesma energia mecânica e momento linear da bolinha inicial. Isso só é possível se apenas uma bolinha se movimentar. Caso outras bolinhas também se movimentassem não haveria conservação simultânea de energia mecânica e momento linear.
Entretanto, ao realizar este experimento sob condições não ideais vemos que as bolas param depois de certo tempo. Isso ocorre porque existem forças não conservativas, como a exercida pela resistência do ar, que ajuda a dissipar energia mecânica do sistema. Outro fator que contribui para a dissipação da energia é o tipo de choque que acontece na situação real, pois este não é completamente elástico, já que existe perda de energia na forma de som.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.