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segunda-feira, 5 de março de 2012

FÍSICA - GIRA - GIRA I (MECÂNICA)






Objteivo
    Este experimento visa mostrar que a direção da velocidade é tangencial à trajetória descrita por um objeto em movimento circular.
Contexto
    Imagine um carrinho de brinquedo andando em linha reta no chão de sua sala. Então você dá um empurrãozinho nele para o lado esquerdo. Ele vai mudar um pouco sua direção para a esquerda e depois continuará a andar em linha reta. 
    Você empurra o carrinho da mesma maneira outra vez, e mais uma, e de novo, de novo... o carrinho consequentemente vai mudar de direção repetidas vezes. 
    Imagine então, se houvesse uma força empurrando o carrinho constantemente para um lado, ele mudaria de direção constantemente e acabaria por descrever uma curva. 
    A força que faz com que um corpo qualquer faça uma curva é chamada força centrípeta e é orientada para o centro da curva, perpendicularmente à direção da velocidade.
Idéia do experimento
    O experimento consiste em soltar a linha que induz o giro duma borracha e observar o que acontece. 
    Apresenta-se a seguinte situação: você gira uma borracha presa por uma linha em torno de si (veja a figura 1).
     Enquanto segura a linha, você impõe uma força, através dela, que mantém a borracha em movimento circular.
     Quando a linha é solta, deixa de agir sobre a borracha a força que a mantinha na curva, então ela sai em disparada na direção natural do seu movimento: tangencial à circunferência.
     Utilize sua frente como referêcia, realize a expêrincia soltando a linha quando a borracha estiver bem a frente do seu campo de visão.
    Você observará que a borracha caiu paralela à direção dos seus ombros e quem presta a atenção na direção da borracha depois de solta, verá que ela não permanece em trajetória curva nem radial (sentido do raio), mas tangencial. 
    Assim prova-se que a orientação do movimento é, uma vez liberto da força centrípeta, em linha reta tangencial à circunferência descrita.
Tabela do Material
ItemObservações
Uma borracha escolar
Linha de nylonDeve ser lisa para facilitar o movimento e resistente para dar maior segurança. A linha de nylon (de pesca) se encaixa bem nesse perfil. Cerca de 1,2m são suficientes
Montagem
  • Vá para um local aberto, sem obstáculos. Pode ser feito em sala de aula, desde que o sujeito fique de frente para o quadro, de tal modo que a borracha não cause danos, quando solta.
  • Amarre a borracha com uma ponta da linha.
  • Segure a outra ponta e gire.

Esquema de montagem:
fig(1)
fig(2)

Projeto Experimentos de Física com Materiais do Dia-a-Dia - UNESP/Bauru

MHS/FCL

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