Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

FÍSICA - ARCO - ÍRIS (ÓTICA)


Objetivo
    O objetivo deste experimento é decompor a luz, mostrando que ela é formada por componentes coloridas.
Contexto
    A luz normal, também chamada de luz branca, assim como a cor branca, é a formada por componentes de luz de todas as cores. 
    Só podemos perceber que cada objeto tem sua cor porque quando luz branca incide sobre ele, este reflete a cor que o pigmento consegue emitir. 
    Um objeto de cor vermelha, por exemplo, apesar de estar recebendo todas as cores, só reflete a componente vermelha; um objeto branco reflete todas as componentes e não absorve nenhuma; um objeto preto absorve todas as cores e não reflete nenhuma. 
    Por isso é que quando estamos expostos ao sol, vestindo uma roupa branca, sentimos estar esquentando menos que com uma roupa escura: a roupa branca reflete todas as componentes coloridas da luz branca, enquanto a preta absorve todas.
    Quando a luz branca sofre refração, cada cor que a compõe é refratada com um ângulo diferente. 
    Isto se deve a cada cor ter um índice de refração diferente, o que justifica cada cor ser refratada com um ângulo.
Idéia do Experimento
    Um raio de luz penetra na água e sofre refração. 
    Cada cor refrata com um ângulo diferente e então as componentes seguem caminhos separados; após, cada raio é refletido por um espelho imerso na água e volta para a superfície; quando o raio sai da água, sofre novamente refração e cada cor já decomposta se decompõe em outras cores da mesma "família", como por exemplo, a componente vermelha da luz dá origem a vários tons de vermelho. 
    Quando os raios saem da água, atingem um aparato onde é possível ver que a luz branca que incidiu na água é decomposta em todas as cores que a constitui. Esta decomposição é chamada de espectro, que é o mesmo visto em um arco-íris.
Tabela do Material
ItemComentários
EspelhoDesses pequenos com moldura alaranjada. São encontrados em qualquer supermercado ou bazar.
AssadeiraPode ser substituída por uma bandeja funda, bacia ou tuperware.
Água
CartolinaPara ser usada como aparato de observação do espectro.
Montagem
  • Encha a assadeira com água.
  • Coloque o espelho inclinado dentro dela.
  • Faça com que a luz do Sol reflita no espelho no interior da assadeira e atinja um aparato de preferência de cor clara.
  • Observe que a luz refletida é um espectro composto pelas cores do arco-íris.
Comentário
  • O melhor resultado é obtido refletindo a luz do Sol em um local menos iluminado, como por exemplo uma parede clara à sombra ou uma cartolina não iluminada diretamente pela luz solar.
  • Pode-se realizar também este experimento refletindo a luz emitida por uma lâmpada fuorescente (luz fria) em uma folha branca.

Esquema Geral de Montagem
Projeto Experimentos de Física com Materiais do Dia-a-Dia - UNESP/Bauru
AGR/FCL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.