Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Somos Físicos" O Templo de Ramsês II




 
ABU SIMBEL está a 280 km. ao sul de Assuão. Localizada na margem oeste do rio Nilo. O rei Ramsés II (1290-1223 a.C aprox.) escolheu esse sítio privilegiado para construir dois templos fascinantes escavados inteiramente na rocha do monte. Ramsés II é um dos mais celebres soberanos da História Antiga do Egito. È considerado, sem dúvida, o primeiro construtor do Egito, pois grande parte dos monumentos conservados de hoje data do seu reinado. Os dois templos foram afetados pelas águas do Lago Nasser, por isso em 1964 as obras de salvação iniciaram-se, graças aos esforços do UNESCO os dois templos foram transferidos a um local mais seguro com 65 m. de altura. Enfim e depois de grande trabalho e técnica muita avançada e a custos que atingem 40 milhões de dolares americanos. Os dois templos foram demontados, e outra vez foram remontados num lugar mais alto, e afinal foram inaugurados em 22 de Setembro de 1968. O primeiro templo dedicado a Rá-hor-Akhty, Amón, Petah e ao próprio rei divinizado Ramsés II. O segundo templo, e o menor em termos de tamanho, foi dedicado à deusa Hathor, e à esposa favorita de Ramsés II, a rainha Nefertari.
Resultado de imagem para o templ de ramsês
São dois templos construídos pelo faraó Ramsés II no século XIII a.C. um dedicado a ele mesmo e outro, bem menor, dedicado a Nefertari, sua esposa favorita.
Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. 
O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto económico, administrativo, cultural e militar.
 Foi também um dos mais longos reinados da história egípcia. 
Houve 11 Ramsés no reino do Egito, mas apenas ele foi chamado de Ramsés, o Grande.
Na Núbia Ramsés mandou construir vários templos.
 Dois dos mais famosos, escavados na rocha, encontram-se em Abu Simbel, perto da segunda catarata do Nilo.
O maior destes dois templos (Grande Templo ou Templo de Ramsés) penetra sessenta metros na rocha. 
É dedicado a Ramsés, associado a Amon-Ré, Ptah e Ré-Horakhti).
 Possui na entrada quatro estátuas de Ramsés com mais de 20 metros de altura, que o retratam em diferentes fases da sua vida. Passada a entrada do templo encontra-se um sala hipóstila onde se acham oito estátuas de Osíris
A versão egípcia da Batalha de Kadesh está representada no templo.
 O segundo templo (Pequeno Templo), a norte do Grande Templo, é dedicado a Nefertari (associada a Hathor). 
Na sua fachada encontram-se quatro estátuas de Ramsés e duas de Nefertari.
Abu Simbel permaneceu soterrada pelas areias do deserto até 1812, ano em que foi descoberta por Jean-Louis Burckhardt
A construção da grande barragem de Assuão alterou o nível das águas do Nilo, razão pela qual os templos foram desmontados, cortados em 1036 blocos e montados num local mais alto entre os anos de 1964 e 1968, numa campanha internacional promovida pela UNESCO.

Clique na imagem para ampliar

BRACELETES DE RAMSÊS II
As ruínas da antiga Memphis produziram um grande número de esculturas representando o faraó Ramsés II .
Dentro do museu em Memphis é uma estátua gigante do faraó esculpida de monumental pedra calcária , cerca de 10 metros de comprimento. Foi descoberto em 1820 perto do portão sul do templo de Ptah pelo arqueólogo italiano Giovanni Caviglia .
 Como a parte inferior da escultura foi quebrado, é exibido atualmente deitado de costas. 
Algumas das cores são ainda parcialmente preservada, mas a beleza desta estátua encontra-se em seu mais ínfimo pormenor das formas complexas e sutis da anatomia humana. 
O faraó usa a coroa branca do Alto Egito, Hedjet .

Memphis - Estátua de Ramsés II 4
ramses II
ramses II
Memphis - Estátua de Ramsés II 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.