Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sábado, 25 de fevereiro de 2012

FORÇAS DA NATUREZA IV VULCÃO


VULCÕES
FÚRIA ADORMECIDA
Estima-se que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo, 550 em terra e o restante no oceano.
Vulcão  é um ponto da superfície terrestre por onde o material fundido (magma), gerado no interior da terra e, ocasionalmente, material não fundido são expelidos. 
Estes materiais se acumulam ao redor do centro emissor, dando lugar a relevos com morfologias diferentes.
 De acordo com esta definição, um vulcão não representa unicamente uma morfologia (em formato de cone ou montanha), mas é o resultado de um complexo processo que inclui a formação, ascensão, evolução, emissão de magma e depósito destes materiais.
 O estudo dos vulcões e seus fenômenos é a vulcanologia.
Os vulcões são uma manifestação superficial da energia interna da Terra
A temperatura e a pressão são incrementadas na medida em que nos aproximamos do interior do planeta, alcançando uma temperatura de 5000°C no núcleo. 
O efeito combinado da temperatura e da pressão em diferentes profundidades provoca um comportamento diferente que se estruturam em diferentes camadas.

Alguns vulcões são mais ativos do que outros. 
Pode se dizer que alguns estão continuamente em erupção, pelo menos no presente geológico. 
O Stromboli, situado nas Ilhas Lípari, na Itália, tem estado ativo desde a antiguidade. 
O Izalco, em El Salvador, está ativo desde sua primeira erupção, em 1770. 
Outros vulcões ativos de maneira constante estão numa cadeia, chamada Cinturão de Fogo, que rodeia o Oceano Pacífico
Na Cordilheira dos Andes, estima-se que existam mais de 60 vulcões que podem ser considerados ativos.
Muitos outros vulcões, como o Vesúvio, permanecem em um estado de atividade moderada durante períodos mais ou menos longos e depois repousam durante meses ou anos. 
A erupção, depois de um período de latência, costuma ser violenta, como aconteceu com o monte Pinatubo, que, depois de seis séculos, teve uma violenta erupção.
Em uma erupção violenta de um vulcão a lava está carregada de vapor e outros gases, como dióxido de carbono,hidrogênio, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, que escapam da massa de lava expelida nas grandes explosões, ascendem formando uma turva e densa nuvem, estas nuvens descarregam, muitas vezes, chuvas copiosas. 
Porções grandes e pequenas de lava são expelidas em direção ao exterior, e formam uma fonte ardente de gotas e fragmentos classificados como bombas, brasas ou cinzas, segundo seus tamanhos e formatos.
A enorme quantidade de energia liberada durante uma erupção explosiva pode ser avaliada em função da altura que as rochas e cinzas são projetadas.
 Há relatos de que as cinzas do Krakatoa, na Indonésia, foram lançadas a uma altura de 27 km, em 1883.
 As nuvens de vapor e poeira assim expelidas podem produzir efeitos atmosféricos e climáticos duradouros.


 
Os vulcões têm um formato cônico, quando estão em atividade liberam um grande volume de cinzas, gases e aerossóis na atmosfera, isso pode provocar um processo de resfriamento temporário. 
Todo conjunto de gases liberados enquadra-se com um tipo de poluição natural.
Os eventos vulcânicos são considerados uma grande catástrofe natural que diversas vezes apresentam resultados em nível global.
Esse fenômeno natural, assim como outros que acontecem, não é passível de previsões precisas, por isso muitas vezes produzem danos sem precedentes.
Os vulcões dispersos ao longo da superfície ocasionalmente estabelecem uma ligação com o encontro das placas tectônicas, os que não se encontram nessas regiões estão sobre os pontos quentes do planeta.
Os vulcões ativos têm sua energia originada em decorrência dos movimentos das placas litosféricas. 
Existem vulcões que permanecem propícios a entrar em erupção a qualquer momento, como os que se encontram na região do cinturão de fogo, ao redor do Oceano Pacífico.
Quando ocorre uma erupção acontece o desenvolvimento de explosões nas quais são expelidos lava e outros gases que formam nuvens turvas.
De uma forma simplificada, os vulcões são estruturas geológicas que promovem a emissão de magmas para a superfície e têm a função de uma válvula de escape de magma e gases. 
Ficheiro:Destructive plate margin.png
Uma abertura em um tubo de lava mostra rocha derretida que flui do Kilauea, do Havaívulcão em 1991.
OS MAIORES VULCÕES DO MUNDO
 Monte Fuji (Japão)
O Monte Fuji (富士山(ふじさん) Fuji-san), com 3.776 metros de altitude, é o pico mais elevado da ilha de HonshuJapão.
 Fuji é um vulcão composto.
 É considerado sagrado desde a Antiguidade.
 Atualmente é um famoso ponto turístico bem como um destino popular para praticar o montanhismo.

Teide (Espanha)
Teide é um vulcão considerado Patrimonio de la Humanidade desde 28 de Julho de 2007, situado na ilha deTenerife (Ilhas Canárias, Espanha). 
Com uma altura de 3.718 metros sobre o nível do mar. 
É o pico mais elevado da Espanha.

Kilimanjaro (Tanzânia)
Kilimanjaro é protegido por um parque designado Parque Nacional do Kilimanjaro, classificado pela UNESCO como Patrimonio da Humanidade
O degelo das geleiras no topo do Kilimanjaro é uma realidade. 
Estimadas em cerca 12 km² de extensão em 1900, recobrem hoje somente 2 km², e neste ritmo irão desaparecer em 2020.
 O aquecimento geral da Terra não explica este fenômeno, que pode também ser causado por uma lenta retomada da atividade vulcânica, que se manifesta por pequenas fumaças. 
A ascensão é tecnicamente fácil, mas longa e penosa pelo frio e pela altitude. A via mais freqüentada é a via Marangu
As outras vias praticadas são as vias Machame,Mweka e Shira
Aproximadamente 20000 pessoas tentam todos os anos alcançar o topo. 
Este número é controlado pelas autoridades da Tanzânia. 
Um dos mais belos contos de Ernest Hemingway , talvez seu mais belo texto chama-se
 As neves do Kilimanjaro 
Há um trecho antológico: "Era o topo do Kilimanjaro
Compreendeu, então, que era para lá que se dirigiam". 
Como curiosidade, o Kilimanjaro é o ponto mais alto da Terra a ter cobertura GSM para telefones celulares .

Krakatoa (Indonésia) 
Krakatoa localizado no estreito de Sonda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, reduziu para um terço de seu tamanho,quando o vulcão do monte Perboewatan, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883
A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas.
 O saldo foi de 36 mil mortos. 
A sua explosão jogou poeira e fumaça a aproximadamente 27 km de altitude e foi ouvida a mais de 5.000 km, na ilha de Rodriguez, tendo os habitantes ficado surpreendidos com esta enorme explosão, o barulho chegou também até Constantinopla, na TurquiaAustráliaFilipinas e Japão
Acredita-se que o som das explosões reverberou pelo planeta ao longo de nove dias, e os efeitos atmosféricos da catástrofe, circundando o globo, deram lugar, durante vários meses, a estranhas transformações no nascer e pôr do Sol.
 É considerada a erupção vulcânica mais violenta dos tempos modernos. A cratera do vulcão era monstruosa: possuía aproximadamente 16 km de diâmetro. 
O vulcão não parou de cuspir lava e houve ainda outras erupções durante todo o ano. 
Antes da erupção, a ilha possuía quase 2 mil metros de altitude, mas após a erupção, a altura reduziu-se tendo se um lago formado na cratera do vulcão, onde vivem várias espécies de plantas e pássaros. Atualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatoa (filho de Krakatoa), que já possui mais de 300 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta em 5 metros aproximadamente. 
Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas.
 Por causa das explosões, vários tsunamis ocorreram em diversos pontos do planeta. Perto das ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a mais de 40 metros de altura.



Popocatepetl (México)


Popocatepetl el es un vulcão ativo localizado em México, no estado de MorelosPuebla y México.
 A localização exata do vulcão é: 19:02 N, 98,62 W, este e 70 km sudeste da cidade do México. É um estratovulcão ativo, localizado a 60 km a sudeste da capital mexicana.
 O seu cume atinge 5.482 metros de altitude e é o segundo mais alto do México
Nos últimos dez anos, sempre no mês de Dezembro, entra em atividade, soltando colunas de fumaça que cessam gradualmente.



Osorno (Chile)


É um Vulcão o estratovulcão (estrato) que se encontra situado na Cordilheira dos Andes, a beira do LagoLlanquihue, no Chile. Este vulcão deve seu nome devido a que se indica que era visível para os fundadores espanhóis desde a cidade de Osorno relativamente próxima. Tem una altura de 2652 metros e seu cone é Majestoso, oposto ao lado da Cidade de Frutillar. Sua inatividade vulcânica já se estende por mais de um século.



 Kilauea (Havai)
Kilauea é um vulcão localizado no Parque Nacional de Vulcões do Havaípertencente aos EUA
Em Dezembro de2005 uma parede de rochas desmoronou, causando um abismo de 18 metros à beira do mar e um rio de lava doKilauea, que formou uma plataforma que dá continuidade ao continente. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983.
A mais recente erupção foi registrada dia 4/04/2008.Ele é ativo, na verdade é considerado o vulcão mais ativo de todos.

Misti (Peru)

 
Misti é um vulcão no formato de cone localizado no sudoeste do Peru, próximo de Arequipa
Com seus 5822 m de altitude, o vulcão é um dos símbolos da cidade que é a segunda maior do Peru com mais de um milhão de habitantes.
No inverno (de Maio a Setembro) é possível ver a bela paisagem do vulcão com o topo nevado
Estudos geológicos indicam que o Misti teve pelo menos 5 pequenas erupções no século XX, mas a última grande erupção ocorreu em1870.

Ojos del Salado (Argentina)
 
Ojos del Salado é um estratovulcão (estrato) com 6.893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul
Está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira entre Argentina e Chile. Esta localizado 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes
Uma região de clima desértico.
 Faz parte do Círculo de fogo do Pacífico.

 Volcán de Colima e Volcán de Fuego (México)
 
vulcão de Colima é o mais ativo dos vulcões mexicanos, com mais de 40 erupções registadas desde 1576.
 Situa-se no complexo vulcânico de Colima do qual faz também parte o Nevado de Colima
O seu ponto mais elevado encontra-se a 3850 msnm.Apesar do nome, apenas uma uma fracção da superfície do vulcão encontra-se no estado de Colima; a maioria da sua superfície encontra-se no estado de Jalisco, na extremidade ocidental do eixo neovulcânico, a 485 km da Cidade do México e 125 km de Guadalajara.
Desde 1869-1878, formou-se um conjunto de domos parasíticos no flanco nordeste do cone do vulcão de Colimacolectivamente conhecidos como El Volcancito ou 1

 Paricutin (México)

 
Paricutín é um vulcão muito recente situado no estado de Michoacán, no México, entre as povoações de San JuanParangaricutiro (El nuevo) e Angahuan. Está incluído em algumas listas das sete maravilhas naturais do mundo.
 A cidade mais próxima deste vulcão é Uruapan
A maior parte do desenvolvimento deste vulcão ocorreu durante o seu primeiro ano de existência (1943), enquanto se encontrava na sua fase piroclástica explosiva.
 Durante diversas semanas desse ano, um grande número de ruídos estranhos foram ouvidos pelos habitantes em torno da pequena aldeia de Paricutín, apesar das condições meteorológicas serem normais.

Monte Vesuvio (Itália)
 
Vesúvio é um vulcão ativo do tipo composto, que expele material em fluxo intenso. 
Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. 
Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inativo havia 1500 anos. 
Só foram iniciadas escavações na região em 1738
Elas revelaram ruas, paredes de edifícios e até pinturas inteiras.
Segundo Lacroix é designado «Vulcano-estromboliano» porque umas vezes existem explosões com grande produção de cinzas e lava espessa (do tipo vulcaniano) e outras eclodem com magma fluido, poucas cinzas, mas muitos gases explosivos, projetando materiais sólidos (do tipo estromboliano). 
Segundo Scarth é Pliniano, porque a sua lava é muito fragmentada e espalha-se por uma grande área, atingindo grande espessura (pode exceder os 100 km³ de volume). 
A coluna de gases e cinzas pode ter alguns quilômetros de altura.

Nevado del Ruiz (Colômbia)
 
Nevado del Ruiz é um vulcão nevado (em seu cume possui neve eterna apesar de estar ativo), situado na cordilheira Central, na Colômbia, nas áreas de Caldas e Tolima
Atinge os 5389 metros de altitude no cume. É o mais setentrional e maior desta cadeia vulcânica.
 É um estratovulcão, originado no período terciário, atualmente ativo, com fumarolas e emissões de cinzas. 
A última erupção importante ocorreu em 1985 e causou a destruição do município de Armero, provocando cerca de 25.000 mortes. 
O principal símbolo da tragédia de Armero foi Omayra Sánchez , que agonizou por 60 horas em frente às câmeras de televisão do mundo todo.

Llullaillaco (Argentina / Chile)
 
Llullaillaco é um estratovulcão localizado na fronteira entre Argentina e Chile. Situado na Cordilheira dos Andes, atinge 6.739 metros de altitude.

Pacaya (Guatemala)

 

Vulcão Pacaya fica a 2552m de altura. 
Desde 1565 houve pelo menos 20 erupções, mas a partir dos anos 60 o Vulcão tem estado continuamente activo. 
Por esse facto, a subida ao Vulcão Pacaya torna-se um dos especiais pontos de interesse das redondezas de Antigua. Aliás, se o tempo não estiver muito nublado, é possivel ver o Vulcão Pacaya desde Antigua.
O especial interesse que este Vulcão tinha para mim era a possibilidade de ver a lava ao vivo, coisa que não tinha presenciado nas outras subidas que fiz a Vulcões.
Na subida a este Vulcão temos de ter especial cuidado como caminhamos, pois a pedra por onde caminhamos está em alguns pontos extremamente quente, e é perigosamente afiada, resultando facilmente em vários cortes nos membros.
E aqui vão as fotos da minha subida:


 Shiveluch (Rússia)


Shiveluch (ou Sheveluch) é o mais ativo vulcão ao norte da península de Kamchatka, na Rússia. 
Eleva-se a 3283 metros de altitude e suas erupções são geralmente explosivas.
É um vulcão do tipo estrato. Nos últimos 100 anos quatro grandes explosões romperam suas encostas laterais em 1964, 1970, 1995 e 1999.
A Webcam mostra o vulcão visto da cidade de Klyuchi, 46 km ao sul da montanha.

AS MAIORES ERUPÇÕES VULCÂNICAS NOS ÚLTIMOS 30 ANOS
Maio de 1980
A erupção do vulcão do Monte Santa Helena, no noroeste dos Estados Unidos, deixou 57 mortos. As explosões e os tremores de terra fizeram o lado norte do vulcão entrar em colapso, devastando 600 quilômetros quadrados de floresta e liberando na atmosfera toneladas de poeira que obscureceram o céu por dias.

Novembro de 1985
Deslizamentos de terra devastaram a cidade de Armero, na Colômbia, fazendo quase 25 mil mortos. O vulcão Nevado del Ruiz, situado a 40 km, entrou bruscamente em erupção duas horas antes. Seu calor derreteu parte do gelo e neve que cobriam o vulcão.

Junho de 1991
Nas Filipinas, o despertar do vulcão Pinabuto fez mais de 800 mortos. Dezenas de milhares de hectares foram destruídos e mais de um milhão de pessoas foram deslocadas.

Dezembro de 1991
A erupção do Etna, na Sicília, registrou uma das maiores erupções dos últimos três séculos, em termos de duração (473 dias, até o dia 1º de abril de 1993) e em distância percorrida pela lava e sua quantidade (mais de 250 milhões de metros cúbicos). Em maio de 1992, a defesa civil salvou a vila de Zafferana, impedindo o avanço da lava com explosivos e blocos de concreto.

Agosto de 1997
Plymouth, a capital da pequena colônia britânica de Montserrat, no Caribe, foi riscada do mapa após a erupção do vulcão Soufriere Hills, que continua ativo até hoje. A capital foi inundada por colunas de fogo e cinzas.

Janeiro de 2002
A erupção do vulcão Nyiragongo, próximo a Goma (leste da República Democrática do Congo), destruiu completamente o centro da cidade, bem como diversos bairros residenciais e parte da infra-estrutura foi carbonizada.

El Chicón, em 1982




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.